Apresentação

Este curso é único pela multiplicidade de técnicas e ferramentas que fornecemos ao psicólogo para que se possa especializar na intervenção das dependências”

##IMAGE##

De acordo com o Ministério da Saúde, Serviços Sociais e Igualdade de Espanha, o consumo de canábis e cocaína aumentou 50% nos últimos anos entre a população com idades compreendidas entre os 15 e os 54 anos, especialmente entre os estudantes do ensino secundário, sendo o consumo mais elevado entre os homens. O Observatório Espanhol da Droga e da Toxicodependência, no seu relatório de 2016, afirma que a substância mais consumida é o álcool, estimando que 1 600 000 pessoas com idades compreendidas entre os 15 e os 64 anos têm um consumo de risco de álcool (5% da população), tendo o consumo excessivo de álcool (binge drinking) entre os jovens triplicado na última década. Diariamente, 31% da população consome tabaco, 7% usa hipnossedativos, 2% cannabis e 1% cocaína no último mês. Abaixo de 1% no último mês estão as anfetaminas e as drogas sintéticas e 0,1% a heroína em em algum momento durante o ano. 

Podemos tirar uma conclusão importante: o consumo e/ou a dependência de substâncias psicoativas é um grave problema de saúde pública. Isto conduz a graves problemas nos três domínios em que a saúde é entendida a partir do modelo biopsicossocial: problemas na esfera da saúde física, psicológica e social, não só durante o momento do consumo, mas também na saúde futura do indivíduo. Neste contexto, as disciplinas e os profissionais que se ocupam da saúde da população, incluindo os profissionais de psicologia, estão a desenvolver tratamentos e protocolos de cuidados destinados a intervir de forma eficaz nas perturbações de dependência. A dimensão deste problema exige profissionais formados na gestão deste domínio de intervenção tão peculiar.

Nas últimas décadas, às dependências de substâncias juntaram-se as dependências em que não é uma substância que produz a dependência, mas sim um hábito ou um comportamento. É o caso do Jogo Patológico e da dependência das novas tecnologias, que estão a causar graves problemas de saúde psicológica e social, tanto em adultos como em jovens. Para estes casos, a Psicologia desenvolveu também tratamentos que visam reduzir e eliminar estes hábitos e comportamentos, que apresentaremos na última unidade deste programa.

Atualize os seus conhecimentos com este curso em Taxonomia Atualizada das Dependências, de uma forma prática e adaptada às suas necessidades”

Este curso de Taxonomia Atualizada das Dependências conta com o conteúdo educacional mais completo e atualizado do mercado. As suas principais características são:

  • Desenvolvimento de casos clínicos apresentados por especialistas em Psicologia
  • Os seus conteúdos gráficos, esquemáticos e eminentemente práticos, concebidos para fornecer informação científica e de assistência sobre as disciplinas essenciais para a prática profissional
  • Novos desenvolvimentos diagnósticos e terapêuticos sobre Taxonomia Atualizada das Dependências
  • Sistema de aprendizagem interativo baseado em algoritmos para a tomada de decisões sobre as situações clínicas propostas
  • Com especial ênfase na Psicologia baseada em provas e nas metodologias de investigação em Psicologia
  • Tudo isto será complementado com lições teóricas, perguntas ao especialista, fóruns de discussão sobre questões controversas e trabalhos de reflexão individual
  • Disponibilidade dos conteúdos a partir de qualquer dispositivo fixo ou portátil com uma ligação à Internet

Este curso é o melhor investimento que pode fazer na seleção de um programa de atualização por duas razões: além de atualizar os seus conhecimentos em Taxonomia Atualizada das Dependências, também obterá um certificado emitido pela TECH Universidade de Tecnologia”

O seu corpo docente inclui profissionais de saúde pertencentes ao domínio da Taxonomia Atualizada das Dependências, que trazem a experiência do seu trabalho para esta especialização, bem como especialistas reconhecidos pertencentes a sociedades científicas de referência.

Graças ao seu conteúdo multimédia desenvolvido com a mais recente tecnologia educacional, o profissional terá acesso a uma aprendizagem situada e contextual, ou seja, um ambiente de simulação que proporcionará uma aprendizagem imersiva programada para se formar em situações reais.

A conceção deste programa baseia-se na Aprendizagem Baseada nos Problemas, através da qual o psicólogo deve tentar resolver as diferentes situações da atividade profissional que surgem ao longo do curso académico. Isto será feito com a ajuda de um sistema inovador de vídeo interativo criado por especialistas reconhecidos no domínio da Taxonomia Atualizada das Dependências e com uma vasta experiência de ensino.

Aproveite a oportunidade para atualizar os seus conhecimentos em Taxonomia Atualizada das Dependências utilizando métodos clássicos para melhorar os cuidados prestados aos seus pacientes”

##IMAGE##

O curso inclui casos clínicos reais e exercícios para aproximar o desenvolvimento do programa à prática clínica do psicólogo”

Objectivos

O principal objetivo do programa é o desenvolvimento da aprendizagem teórica e prática, para que o psicólogo possa dominar de forma prática e rigorosa a Taxonomia Atualizada das Dependências.

##IMAGE##

Este programa de atualização dar-lhe-á as competências necessárias para agir com confiança no desempenho da praxis do psicólogo, o que o ajudará a crescer pessoal e profissionalmente”

Objetivos gerais

  • Analisar o estado atual do mundo das dependências e das drogas
  • Descobrir a base neurobiológica das diferentes dependências
  • Definir os conceitos básicos habitualmente utilizados pela comunidade científica na área das dependências e formular os diferentes aspetos a ter em conta pelo psicólogo na avaliação e intervenção nestes casos
  • Oferecer uma base de conhecimentos e procedimentos, que proporcione ao estudante a segurança e a solidez necessárias para lidar com casos reais
  • Refletir e praticar sobre diferentes situações de intervenção em matéria de dependências
  • Estabelecer os critérios de diferenciação entre prevenção e tratamento das dependências, bem como os diferentes níveis de prevenção existentes

Objetivos específicos

  • Sensibilizar para a situação ctual do mercado da droga e para os planos de luta contra a droga e a dependência 
  • Calibrar corretamente o fenómeno das dependências e mostrar o impacto das mesmas na população 
  • Conhecer o papel do psicólogo no tratamento das dependências 
##IMAGE##

Aproveite a oportunidade e dê o passo para se atualizar sobre os últimos desenvolvimentos da Taxonomia Atualizada das Dependências”

Curso de Taxonomia Atualizada das Dependências

A uma substância psicoativa que gera dependência no consumidor chama-se "droga" (no seu significado social mais comum), no entanto, até que ponto podemos alargar as conotações deste significado? Se a droga é aquela "coisa" que gera dependência enquanto afeta significativamente os processos cognitivos e/ou emocionais, tornando-se um obstáculo ao desenvolvimento pessoal saudável, então o conceito pode ser aplicado a elementos que não se enquadram necessariamente no âmbito da toxicodependência: o jogo, o sexo ou mesmo as redes sociais, por exemplo. Sabendo que é estritamente necessário aprofundar estes novos aspetos, a TECH Universidade Tecnológica apresenta o Curso de Taxonomia Atualizada das Dependências: uma visão detalhada dos casos de dependência física e psíquica com maior impacto em detrimento da qualidade de vida moderna: desde as conhecidas SPA (Substâncias Psicoativas) até às perturbações aditivas de outros objetos que não os estupefacientes. Com este programa poderá desenvolver-se de uma forma altamente profissional numa das áreas mais especializadas da psicologia.

Atreva-se a estudar o mundo das dependências

A lista de artistas ilustres que falharam devido ao abuso de certas substâncias é tão longa que precisaríamos de uma enciclopédia de vários volumes para completar a mesma. Como é que podemos ficar indiferentes quando o próximo indivíduo suscetível de sofrer uma overdose de estupefacientes pode (sob a orientação certa) tornar-se um futuro artista que mudará o mundo? O mesmo se aplica a outros tipos de dependências que atrasam o progresso do indivíduo: a dependência do jogo, por exemplo, ao nível económico, ou a dependência das novas tecnologias ao nível da interação com o mundo real. Como proposta de transformação social, o nosso Curso formá-lo-á com as competências mais adequadas para que possa não só exercer com a confiança de um especialista, mas também ser um agente de mudança e bem-estar para inúmeras vidas.