Apresentação

Este programa reúne as mais recentes investigações em matéria de intervenção sociocomunitária, para que possa desenvolver técnicas psicopedagógicas adaptadas aos problemas mais atuais” 

##IMAGE##

As competências exigidas aos psicopedagogos variam em função da evolução da sociedade e das suas necessidades. Um domínio em que a sua enorme eficácia foi demonstrada é o âmbito laboral, onde o aumento contínuo das taxas de desemprego exigiu a intervenção de profissionais com o objetivo de fornecer ferramentas úteis na procura de trabalho. 

Neste sentido, este Curso de Especialização fornecerá novas e úteis competências psicopedagógicas, que serão úteis não só para o âmbito laboral, mas também para todos os setores que exigem figuras que promovam a aprendizagem. Um programa que oferece técnicas inovadoras tanto para a avaliação e o diagnóstico como para a implementação de estratégias, que permitirão ao profissional extrapolar as mais recentes teorias psicopedagógicas para o seu campo de trabalho. 

Tudo isto, através de uma modalidade 100% online, sem horários fixos ou aulas presenciais de qualquer tipo. Todos os materiais estão disponíveis desde o primeiro dia na sala de aula virtual, acessível a partir de qualquer dispositivo com ligação à Internet. Isto permite ao estudante aprender onde, como e quando quiser, tornando-o compatível com as mais elevadas exigências profissionais e pessoais. 

Descubrirás cómo está evolucionando el concepto de familia con un temario profundo, ahondando en la creación de dinámicas específicas que favorezcan el bienestar de todos sus miembros”

Este Curso de Especialização em Intervenção Psicopedagógica conta com o conteúdo educacional mais completo e atualizado do mercado. As suas principais características são:

  • O desenvolvimento de casos práticos apresentados por especialistas em psicopedagogia
  • O conteúdo gráfico, esquemático e eminentemente prático com que está concebido fornece informações científicas e práticas sobre as disciplinas que são essenciais para a prática profissional
  • Exercícios práticos onde o processo de autoavaliação pode ser levado a cabo a fim de melhorar a aprendizagem
  • A sua ênfase especial em metodologias inovadoras
  • Lições teóricas, perguntas ao especialista, fóruns de discussão sobre questões controversas e atividades de reflexão individual
  • A disponibilidade de acesso ao conteúdo a partir de qualquer dispositivo fixo ou portátil com ligação à Internet

Inscreva-se e saiba mais sobre as formas mais adequadas de responder às necessidades sociolaborais decorrentes do aumento das taxas de desemprego” 

O corpo docente do curso inclui profissionais do setor que trazem a sua experiência profissional para esta capacitação, para além de especialistas reconhecidos de sociedades de referência e universidades de prestígio.  

Graças ao seu conteúdo multimédia, desenvolvido com a mais recente tecnologia educacional, o profissional terá acesso a uma aprendizagem situada e contextual, ou seja, um ambiente de simulação que proporcionará um programa imersivo programado para se formar em situações reais.  

A conceção deste programa baseia-se na Aprendizagem Baseada nos Problemas, através da qual o instrutor deve tentar resolver as diferentes situações da atividade profissional que surgem ao longo do curso académico. Para tal, contará com a ajuda de um sistema inovador de vídeo interativo desenvolvido por especialistas reconhecidos.

Juntamente com os professores da TECH, trabalhará no desenvolvimento de programas socioeducativos utilizando as técnicas mais recentes"

##IMAGE##

Mantenha-se a par dos casos mais recentes dos grupos mais vulneráveis, aperfeiçoando as suas ações para as tornar mais diretas"

Objectivos

Este Curso de Especialização permite-nos responder às novas necessidades psicopedagógicas da sociedade, derivadas da sua evolução contínua. Para o efeito, será aprofundada a teoria psicopedagógica mais recente, principalmente relacionada com o ambiente familiar, social e laboral. Ao adquirir as ferramentas necessárias para intervir eficazmente em situações de risco psicossocial ou sociolaboral, o psicólogo terá uma projeção muito mais atualizada do seu próprio campo de ação e de trabalho. 

##IMAGE##

Os professores da TECH irão fornecer-lhe as técnicas mais úteis e inovadoras para efetuar um diagnóstico eficaz em ambientes familiares, sociais laborais” 

Objetivos gerais

  • Adquirir novas competências e habilidades na área da psicopedagogia
  • Atualizar conhecimentos na área de psicopedagogia escolar
  • Desenvolver a capacidade de lidar com novas situações no contexto escolar.
  • Incentivar o interesse na constante atualização dos profissionais.
  • Conhecer as diferentes opções de intervenção.
  • Aprender novas maneiras de lidar com necessidades educacionais específicas
  • Alcançar um marco eficiente para a avaliação, diagnóstico e orientação.
  • Investigar e inovar para responder às exigências atuais

Objetivos específicos

Módulo 1. O diagnóstico psicopedagógico no domínio social e comunitário

  • Compreender a intervenção sociocomunitária a fim de desenvolver técnicas psicopedagógicas
  • Diferenciar o duplo enquadramento dos cuidados sociossanitário: educação não formal e informal
  • Desenvolver diferentes programas socioeducativos de acordo com os grupos etários
  • Aprender a trabalhar com diferentes grupos vulneráveis

Módulo 2. Conceção, gestão e avaliação de projetos sociolaborais

  • Abordar o ambiente laboral e social numa perspetiva educativa
  • Refletir sobre a sociedade da informação e o conhecimento
  • Conhecer a qualidade dos projetos e serviços sociolaborais
  • Aprender a fazer uma análise da realidade
  • Aprender a efetuar um diagnóstico socioeducativo

Módulo 3. Aconselhamento psicopedagógico para famílias em situações de risco psicossocial

  • Reconhecer os diferentes modelos familiares a fim de criar dinâmicas específicas que favoreçam o bem-estar de todos os membros da família.
  • Valorizar a intervenção psicopedagógica e socioeducativa como ferramenta necessária em situações de risco psicossocial para as famílias.
  • Descobrir a necessidade da intervenção do psicólogo educacional para promover a relação entre a família e a escola.
##IMAGE##

Ao frequentar o Curso de Especialização, renovará as suas competências para lidar com jovens em risco de exclusão social" 

Curso de Especialização em Intervenção Psicopedagógica

A intervenção psicopedagógica refere-se a um conjunto de estratégias e técnicas utilizadas para ajudar as pessoas a melhorar o seu desempenho académico e o seu desenvolvimento cognitivo e emocional. Esta metodologia pode ser aplicada em diferentes contextos, incluindo escolas, centros de assistência psicopedagógica, ou em consultórios adaptados às necessidades específicas de cada indivíduo.

A intervenção psicopedagógica inclui a avaliação, o diagnóstico e a intervenção em áreas como a aprendizagem, a atenção, a memória, a linguagem, a inteligência emocional e outros aspetos relacionados com o desenvolvimento intelectual e emocional do indivíduo.

O objetivo da intervenção psicopedagógica é desenvolver os recursos e competências que o indivíduo necessita para superar as suas dificuldades de aprendizagem e melhorar a sua qualidade de vida. Nesta linha, os psicopedagogos realizam sessões individuais ou em grupo que visam a orientação académica e profissional, a resolução de problemas específicos relacionados com a aprendizagem, o reforço da autoestima, o desenvolvimento da motivação, o trabalho em equipa e a otimização das capacidades e competências do indivíduo. A intervenção psicopedagógica é uma metodologia que visa melhorar o desempenho académico e o desenvolvimento intelectual e emocional do indivíduo.

Esta especialização virtual visa proporcionar aos estudantes uma capacitação completa em intervenção psicopedagógica. Os alunos conhecerão os fundamentos desta disciplina, incluindo a avaliação e a análise de resultados, bem como a intervenção psicopedagógica em diferentes fases do desenvolvimento, desde a infância até à adolescência e à idade adulta jovem. Para além disso, serão ensinados sobre áreas específicas de intervenção, como a leitura, a escrita e a matemática. A aprendizagem será feita através de módulos teóricos e práticos, que incluirão exercícios, trabalho de equipa e debates. No final do curso, os alunos estarão preparados para aplicar os seus conhecimentos no contexto profissional e laboral da intervenção psicopedagógica.